Opinião: Como começar a ler quadrinhos?

Opinião - Como começar a ler quadrinhos

Se existe algo que gosto igual em relação a games, são quadrinhos.

Não me considero um especialista em quadrinhos para realmente fazer jus ao título do post, mas o que escreverei aqui tem a função de ajudar a quem queira começar a ler quadrinhos se baseando na experiência como leitor que tive.

Esses últimos dias eu estive relendo vários quadrinhos, a maioria Batman, e tive essa ideia para um post. Acompanho quadrinhos mensalmente a mais ou menos dois anos seguidos, antes disto eu apenas comprava alguns títulos ou outros – em geral Superman ou X-Men – e algumas edições especiais de histórias fechadas. Mas nada como poder trabalhar e receber seu próprio dinheiro para resolver nos ajudar a manter a coleção todos os meses…

Quando aconteceu o novo reboot da DC Comics, e os Novos 52 chegou aqui no Brasil, vi como uma oportunidade de poder começar a acompanhar os quadrinhos da DC Comics com numeração nova e universo reformulado para novos leitores.

O que sugiro primeiro aos novos leitores logo de inicio, antes de tudo é escolher qual editora de quadrinhos escolherem para ler e não deixar de verificar qual se encaixa melhor em seu perfil. Levando em consideração os seus tipos de heróis e histórias que você mais goste. Eu particularmente escolhi a DC Comics.

Sugiro isso logo de imediato porque é muito difícil acompanhar tudo o que acontece tanto na DC Comics como na Marvel. Nisso sem falar na quantidade de dinheiro que se gasta. Resumindo, se aventure apenas em um universo. Agora se você possui uma renda fixa alta que possa acompanhar os dois universos, retire o eu disse acima.

Em segundo plano, e importante, escolha quais títulos agradam mais você e escolha qual você queira acompanhar mensalmente. Digo isso porque como um grande DCnalta que eu sou – leia este post para saber porque – no inicio do reboot Novos 52 da DC Comics, cheguei a comprar todos os títulos que eram lançados nos respectivos meses, fora a edições especiais encadernadas que não eram lançadas no mixes das revistas mensais. Isso me deixou com um buraco nos bolsos das calças, que tive que racionar para não entrar no vermelho com as contas a pagar. É importante sempre se lembrar disso.

E é sempre bom termos um dinheiro sobrando para outro titulo. Pelo caso de alguma saga se estender para um, ou mais títulos paralelos que não costumamos comprar mensalmente.

É bom ressaltar que por mais que perdemos um número qualquer, ou não compramos todos os títulos – isso vale tanto para DC Comics, quanto para Marvel – todos os meses isso nos abre uma possibilidade que faço questão de sugerir aos leitores novos, que é garimpar e procurar edições que nos faltam na coleção em sebos convenções e em feiras de quadrinhos.

Que por mais trabalhoso que seja ou até chato para alguns, os preços de títulos de segunda mão ou em promoção nos faz conseguirmos economizar um bom dinheiro para as revistas que compramos mensalmente. Eu adoro poder sair procurando aquele número perdido para completar a coleção que nos dar até certo valor de conquista.

Acho um tanto prazeroso e proveitoso até para conhecer outros leitores para se trocar ideias, contato e até fazer novas amizades. Quem nunca gosta de encontrar pessoas com os mesmos gostos em comum?

Se você é igual a mim, conservador com os seus quadrinhos e gostaria de guardá-los por bastante tempo, para ficarem novos e conservados, guarde todos em saquinhos plásticos próprio para eles. Um site que recomendo para comprar aqui no Brasil que trabalha com esse tipo de venda e vendas de quadrinhos novos e usados é o Rika Comics. Eles trabalham na entrega de saquinhos plásticos tanto para formato americano, como formatinho da Editora Abril e também mangás.

Continuando falando de comprar pela internet, sugiro também que visite o site da Comix para compra de quadrinhos e mangás novos. Eles às vezes fazem promoções relâmpagos onde não se paga o frete. É uma ótima pedida também para comprar Graphic Novels. Fica a dica.

Em terceiro recomendo também que sempre visitem os sites da DC Comics – para quem escolher ler os quadrinhos da Editora das Lendas – e o site da Marvel – para quem escolher ler os quadrinhos da Casa das Ideias. É uma ótima forma de ficar por dentro e já saber o que está sendo lançado na terra do Tio Sam, que logo em breve chegará no Brasil. São fontes oficiais e essenciais para todo fã de quadrinhos. Ambos em inglês.

E por último ficar de olho no site da Panini: Direto da Redação, que é quem distribuem aqui no Brasil os quadrinhos tanto da DC Comics quanto da Marvel. E para quem, escolheu ler os quadrinhos da DC Comics, a Panini tem na internet uma ótima fonte somente de quadrinhos DC Comics com o site Novos 52 que sempre nos mostra os breves lançamentos que estará nas bancas e livrarias em relação ao que é lançado da DC Comics no Brasil. Além de possuir um catálogo com todas as capas das publicações desde o inicio no reboot Novos 52 no Brasil, o site nos oferece uma forma de comentar as publicações junto com os editores da Panini, outros leitores e fazer downloads de papeis de paredes e capas de facebook para personalizar nosso perfil e nosso computador com o universo DC Comics.

Antes de terminar deixo esclarecido nesta nota que eu não recebi nenhum tipo de pagamento por mencionar esses sites e lojas de quadrinhos aqui em meu blog, escrevi apenas para auxiliar e indicar essas fontes para os novos leitores.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s